História da Viola de Cocho.

Viola-de-Cocho é um instrumento musical encontrado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no centro-oeste brasileiro. Recebe este nome por ser confeccionada em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância. Esse instrumento é feito da mesma maneira como se faz um cocho, objeto lavrado em um tronco maciço de árvore usado para colocar alimentos para animais na zona rural. Nesse "cocho" é afixado um tampo e as partes que caracterizam o instrumento, como o cavalete, o espelho, o rastilho e as cravelhas. A Viola-de-Cocho foi reconhecida como patrimônio nacional, registrada no livro dos saberes do patrimônio imaterial brasileiro em dezembro de 2004


O instrumento se apresenta com cinco ordens de cordas simples. São várias as madeiras utilizadas: para o corpo do instrumento, a Ximbuva e o Sarã; para o tampo, raiz de Figueira branca; e para as demais peças, o Cedro. As violas armam-se com quatro cordas de tripa e uma revestida de metal. Atualmente, as cordas de tripa estão sendo substituídas por linhas de pescar - segundo os violeiros, bem inferiores às de tripa -, devido à proibição da caça no território nacional (Lei 9.605/1998 - crimes ambientais).

6 comentários:

  1. PARABÉNS, NÃO SÓ POR CULTIVAR, MAS POR TRABALHAR EM PROL DA CULTURA CUIABANA E MATOGROSSENSE.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belo trabalho! Mantendo viva a cultura.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belo trabalho! Mantendo viva a cultura.

    ResponderExcluir
  4. vou copiar e fazer um trabalho vlw

    ResponderExcluir
  5. Mestre Alcides Ribeiro, hoje tenho a satisfação de ter em minha casa e tocar uma viola de cocho feita por você.Quero parabenizá-lo por seguir os passos do seu pai, Mestre Caetano e dessa maneira, mantendo viva a cultura. O Siriri e o Cururu vão continuar. Obrigado.

    ResponderExcluir

Booa sortte a todos!