domingo, 11 de dezembro de 2011

Tradição "Cururu"









Salão do Turismo 2011












Fotos da OFicina em Campo Verde e Apresentação final

Oficina de Viola de Cocho, ganzá e Mocho, Musicalização dos instrumentos e Dança de Siriri.

COM O CONVITE DE IOLITA FERREIRA, COODERNADORA DO PONTO DE CULTURA SÓ FALTA VOCÊ, E DO GRUPO MATUTUDA DE CAMPO VERDE, COM O INTUITO DE PASSAR A CULTURA DO INSTRUMENTOS QUE FAZEM PARTE DA CULTURA MATOGROSSENSE, DESDE DE AGOSTO COM AULAS NOS SABADOS ESTAVAMOS ENSINANDO A CRIANÇAS DO PROJETO A ARTE DESSE INSTRUMENTOS DESDE A FABRICAÇÃO ATÉ A MUSICALIZAÇÃO E DANÇA.
SENDO O PROCESSO EM:
  • PALESTRA DE COMO É FEITO A VIOLA DE COCHO, E A HISTÓRIA COM ALCIDES RIBEIRO

  • PALESTRA DO OUTROS INSTRUMENTOS QUE JUNTO COM A VIOLA DE COCHO, DÃO RITMO A DANÇA DE CURURU E SIRIRI. SENDO TAMBÉM COM O ARTESÃO ALCIDES RIBEIRO.
  • MUSICALIZAÇÃO DOS INTRUMENTOS, VIOLA DE COCHO, GANZÁ E MOCHO DE SIRIRI, COM O MÚSICO THOMAS FLAVIANO.
  • AULA DE SIRIRI, COM ENSAIOS PARA UMA APRESENTAÇÃO PARA O FINAL DO PROJETO COM OS COREÓGRAFOS: AVINNER, SIMONE, KLEBER E LAYSA.
  • APRESENTAÇÃO FINAL JUNTO AOS OUTROS PROJETO DO PONTO DE CULTURA, SE REUNINDO E FAZENDO UMA GRANDE APRESENTAÇÃO

ABAIXO ESTÃO TODAS AS FOTOS

























ENTREGA DOS INTRUMENTOS ADQUIRIDOS PELO PONTO DE CULTURA SÓ FALTA VOCÊ, JUNTO NA FOTO ACIMA A COODERNADORA IOLITA FERREIRA.




Nos ensaios e no encerramento, teve participação além de alguns do componentes do GRUPO FOCLORICO CULTURAL CORAÇÃO TRADIÇÃO FRANCISCANO, tanto como coreógrafos e tocadores dos instrumentos, sendo eles: THOMAS FLAVIANO (INSTRUTOR DA MUSICALIZAÇÃO), KLEBER; SIMONE; AVINNER; LAYSA (COREÓGRAFOS) ARIELLY KHATERINE E VINICIUS (DANÇARINOS); AUGUSTO CÉZAR, CARLOS FRANCIS, WALISSON (TOCADORES DOS INSTRUMENTOS); ANTONIO NETO, DORILENE CRISTIANE E THOMAS (CANTORES).



terça-feira, 4 de outubro de 2011

MESTRE CAETANO









"Mestre Caetano", como é conhecido o Meu pai, Caetano ribeiro dos Santos, artesão, cururueiro, mestre. Hoje se encontra adoentado tendo feito mais de 3 cirugias e conseguindo devagar se recuperar, fez muito para ser considerado o MESTRE DA CULTURA POPULAR MATO-GROSSENSE E DO BRASIL, reconhecido pelo ministerio da Cultura .





Como Artesão, aprendeu a arte com o seu pai onde ele relata que: " Quando fez a primeira viola, conseguiu vender, fez a segunda vendeu e assim muitos cururueiros gostariam de ter a sua viola, e com dedicação e força de vontande se tornou um mestre, e com a sua viola e grupo de cantadores de cururu, foi e/ é considerado também um mestre no Cururu, pela sua voz e varias Toadas(letras de musica do segmento cururu) feitas por ele próprio.





Hoje com 86 anos, já muito debilitado, consegue sair e ir em algumas festas de cururu, mas aguentando ficar por puco tempo, mas mesmo assim consegue matar a saudades do tempo em que tocava e cantava. Já ensinou muitas pessoas sobre o que sabe, hoje como exemplo o Cururueiro JUNIOR CESAR, que aprendeu com o Seu Caetano e já se tornou um grande cururueiro e o filho ALCIDES RIBEIRO um ARTESÃO RECONHECIDO e sendo nas palavras dele o seu 'braço direito' , que acompanhava desde dos 15 anos a lida do pai, com a viola de cocho.

AMIGOS E CURURUEIROS TORCEM PELA RECUPERAÇÃO DELE!


Grande amigo do mestre " Seo Manoel Severino" (in memorian)
Grande companheiro onde veio a falecer, considerada pelo Seo Caetano uma perca muito grande!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Oficina em Campo Verde

Oficinas aos Sabados de Fabricação, musicalização e danças folcloricas dos instrumentos tradiocionas de Mato Grosso, Viola de Cocho, ganzá e Mocho de Siriri.

Com a coodernação de Iolita Ferreira e com as crianças que participam do projeto, estamos fazendo uma belo trabalho na cidade.

Todos os sabados, eu Alcides artesão de viola de cocho e Thomas Flaviano, professor de musica, e coodernador do grupo Coração Franscicano do Bairro São Francisco em Cuiabá estamos desenvolvendo um trabalho com as crianças de como é a fabricação , de como se toca os instrumentos e dança o siriri e o cururu.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Fabricação da Viola de Cocho

DE UM TRONCO DE MADEIRA MACIÇO SE FAZ A VIOLA DE COCHO


LINHA UTILIZADA PARA O ENCORDOAMENTO É LINHA DE NYLON A DE PESCAR.


VIOLAS JÁ ENTALHADAS, ESPERANDO SER CAVUCADAS.


ASSIM PREGADO O TAMPO E COM BORRACHA PARA MELHOR FIXAÇÃO